Toda vez que pensamos em meditação a primeira coisa que nos vem à cabeça é Budismo e sua pratica religiosa, porem isso é um ledo engano, pois os modos e tipos de meditações vem crescendo em quantidades consideráveis, nos dias de hoje.

Vivemos numa época onde o tempo é a única coisa que não temos disponível, o stress, ansiedade, ansiedade e depressões nos atinge de um modo que nem sempre podemos dar cuidar, ou quando damos atenção a isso vamos a médicos que receitam remédios.

Com isso, e felizmente, surge métodos das mais variadas formas para que possamos ter um momento de paz e calma na vida agitada.

Como fazer meditação?

Vemos então que um dos milhares modos de obter essa relaxamento, paz e calma é a meditação, ela serve, desde, conseguir uma paz interior plena, aguentar um dia cheio de trabalho ou compromissos, e evitar ou até mesmo tratar alguns
problemas seja ele mental quanto problemas de saúde.

Como podemos deduzir pelo nome a meditação vai além do trabalho corporal, ele é um nível acima de qualquer coisa, pois diferente da massagem, que também é um modo de relaxamento, a meditação exercita a mente, mais especificamente é um exercício ‘pensante’, ele não trabalha seu estado físico, mas sim o estado mental do indivíduo.

Aqui será apresentado 7 tipos de meditações e uma breve explicação, alguns para que possa ser realizado em casa, em seu horário livre e no trabalho, ou alguns que precisem de um curso inicializando a pessoa, mas na base todos podem praticar onde quiser e os cursos oferecidos não são obrigatórios.

Meditação BUDISTA

Esse tipo de meditação que além de estar ligado aos praticantes de Budismo, não é
exclusivo dos mesmos, afinal somos livres para tentarmos novas experiência, e ainda mais uma experiência tão gratificante, sua origem se dá na índia.

A meditação Budista segue um pequeno ritual, que é muito famoso por passar em
filmes, seriados e muito mais.

Ele é bem simples e pode ser realizado em qualquer espaço silencioso, pois você precisa sentar-se na famosa posição de lótus, repousar as mãos no colo, algumas pessoas fazem com as palmas da mão virada para cima e outras com as mãos unidas formando um O, e repetir um mantra afastando todo o tipo de pensamento que invadir sua mente, se aperfeiçoando a ponto de se desligar de todos os desejos inerente ao ser humano.

Meditação ZAZEM

Essa meditação é uma vertente do Budismo, se difere do Budismo ao ponto onde eles buscam esvaziar a mente de qualquer pensamento, é a técnica do não-pensamento, busca analisar o interior das pessoas, batimentos cardíacos, respiração, etc.

Por ter sua origem na meditação Budista a posição que se utiliza neste método é o mesmo.

Meditação TRANSCEDENTAL

Nesta modalidade de meditação não há ligação religiosa, buscando apenas que se
desligue e excite o mínimo possível de sua mente, é conhecida como MT, tendo um curso que realizado os praticantes já conseguem realizar tal meditação, é um método que nos leva a conhecer internamente, e como não mantem foco em nada é o que pode levar ao nível mais alto da meditação, trazendo a meditação para seu interior.

IOGA

A ioga em muitas vezes é ligada apenas nos exercícios para aumentar a flexibilidade, mas muitos já praticam a ioga na forma de meditação, existe muitas posturas que ligadas a respiração controlada o estado ‘zen’ é facilmente atingido.

CHI KUNG

A Chi Kung de origem chinesa também é conhecida como Qi Gong, essa modalidade
difere-se das outras, pois junta o estado mental, físico e espiritual da pessoa praticante, possui movimentos lentos e articulados na tentativa de acalmar, faz parte da famosa medicina Chinesa.

Existe o TAI CHI que também é uma modalidade de meditação que muitas vezes é
confundida com o Chi Kung, por ser ambos de origem chinesa e com práticas muito parecidas, porem quando os movimentos são postos em ação, o resultado final do Tai Chi é constituído em uma luta.

Meditação VIPASSANA

É considerada um ramo do Budismo, a posição que é utilizada é a meio Lotus, que
diferencia da Lotus utilizada no Budismo no enquadramento dos pés onde somente um é levantado e o outro se encontra abaixo do joelho.

Neste meio de meditação nos focamos na respiração, se concentrando na mente, buscando ver as coisas como ele realmente são.

Meditação GUIADA

É uma modalidade de meditação recomendada para iniciantes, onde professores
experiente te ajuda a chegar ao momento ‘zen’, neste modo de meditação pode ser encontrado muitos vídeos de auxilio, e uma das coisas que mais ajuda meditação é uma música calma, ou sons de agrado pessoal como trilha sonora para sua meditação.

A posição pode ser a que lhe mais for confortável.

A meditação num modo geral ajuda evitar o stress, hipertensão, ansiedade, hiperatividade e insônia, melhora na concentração, aumenta o bem-estar, e auxilia em muitos tratamentos gastrointestinais, circulação, dores no corpo e por aí vai, os auxílios que a meditação pode gerar no corpo é variável de pessoa a pessoa.

O período de meditação varia também de cada praticante, podendo ser de 10 minutos até horas, depende do nível e claro do tempo disponível.

A maior importância que temos que dar no momento da procura por modos de meditação é o que procuramos com aquilo?

Paz, calma, harmonia, experiência espiritual, e, ou bem-estar, tudo isso para sabermos o tipo de meditação.