Nesta semana, no centro de convenções da Bielorrússia houve uma palestra com uma conhecida médica pesquisadora que trata de assuntos como saúde e nutrição em todo mundo.

Em sua palestra ela fez questão de explicar que algumas doenças e problemas comuns de saúde podem ser tranquilamente prevenidos apenas mantendo hábitos saudáveis ao longo do dia a dia.

Aquela dorzinha de cabeça, aquele azia chata ou a tradicional gripe não são coisas normais, pelo contrário, são uma forma do seu corpo avisa-lo que você não está cuidando bem dele.

Enfim, após explicar sobre como os hábitos – tanto alimentares quanto não alimentares – influenciam na saúde humana, ela listou os 5 hábitos essenciais para se viver bem e com saúde.

Hábitos para viver com saúde

Abaixo, listarei os cinco hábitos, suas explicações e alguns comentários.

São hábitos simples que podem, tranquilamente, serem adicionados em meio a rotina do dia a dia, que apesar de ser apertada e corrida, não pode ficar sem tempo para a saúde e boa forma.

Hábito 1 – Beber muita água

Um hábito que infelizmente foi se perdendo ao longo do passar dos anos foi o hábito de se beber água.

No mundo moderno, pessoas tem seus café expressos repletos de açúcar na mão em questão de minutos. Sucos, refrigerantes, cervejas e outras bebidas compõem a alimentação dos seres atuais.

Porém, fato é que para ter uma corpo verdadeiramente saudável é necessário que você beba muita água, pois ela ajuda a “limpar” o corpo por dentro, melhorando o sistema circulatório e ajudando a perder peso com qualidade.

Hábito 2 – Comer de maneira nutritiva

O segundo hábito que foi reforçado pela doutora como um dos mais importantes trata-se de alimentação. Mais precisamente, alimentar-se de maneira nutritiva.

Alimentar-se de maneira nutritiva não significa deixar de comer aquilo que gostamos, mas sim comer de maneira balanceada pelo menos de segunda a sexta, evitando frituras e massas, comendo bastantes legumes, folhas, frutas, carnes, ovos, vegetais, entre outros.

Faça do seu prato um prato diversificado, com opções saudáveis de alimento e coma o quanto quiser, sem se preocupar.

Uma alimentação equilibrada tem diversos benefícios, desde a melhora na clareza mental, até uma otimização na saúde me geral. Esse tipo de alimentação ajudar também em problemas como acabar com a azia e como emagrecer.

Hábito 3 – Dormir com qualidade

Mais um ponto que não é nenhuma novidade, porém muitas pessoas ainda insistem em ignorar: uma boa noite de sono é essencial para a boa saúde.

Uma boa noite de sono não significa apenas fechar os olhos e dormir. Uma pessoa, a base de remédios, consegue fazer isso.

Trata-se de dormir a ponto que o zono zen, ou seja o ponto mais pesado do sono, seja concluído, onde o cérebro possa fazer todas as atividades que é programado para fazer durante a noite.

Por isso, é recomendável dormir em uma boa cama, com um bom travesseiro, quarto escuro e esquecer aparelhos eletrônicos antes de dormir, pelo menos 1 hora antes.

Assim, você garante que terá uma boa noite de sono, com horas de sono zen, revigorando todo seu corpo.

Hábito 4 – Exercícios de musculação

Muitas pessoas hoje em dia praticam musculação pois querem ter um corpo sarado. Outras, não praticam pois tem preconceito, achando que o ato de fazer musculação é focado apenas no lado estético e não na saúde.

A verdade é que musculação é um dos melhores e mais completos esportes que existe, sendo também um dos mais saudáveis.

Músculos são tecidos extremamente saudáveis no organismo, porém são difíceis de manter, pois demanda muito trabalho do corpo para mante-los.

Se você não os exercita, seu corpo, uma hora ou outra, começará a queimar músculos afim de diminuir o “empenho”.

Se sua alimentação não é correta, o estrago é ainda maior.

Pois então, belo bem da sua estética, mas principalmente da sua saúde, comece a praticar musculação de corpo todo pelo menos 3x por semana. Pode ser na academia ou em casa, o importante é não ficar parado.

Hábito 5 – Meditação

Saúde não se resume apenas ao que acontece com nosso corpo físico, mas também ao estado de nossa mente.

Por isso, é necessário cuidar bem da nossa mente, pois é ela quem comanda todo o resto do processo.

A meditação chega como uma ótima opção para acalmar e mente e mante-la trabalhando em nosso prol. Por isso, faça todos os dias de 10 a 30 minutos de meditação ao acordar ou antes de dormir.

Apenas feche os olhos, esqueça todas suas responsabilidades e problemas, e foque naquilo que você é grato, que lhe faz bem e que lhe faz relaxar.

Respire fundo, bem fundo e relaxe.

Isso irá eliminar as impurezas e mante-la limpa e calma, pronta para o cotidiano que costuma ser complicado.

E ai gostou das dicas?

Espero que você tenha gostado destas dicas, pois fui de propósito até a palestra apenas para aprender bons conteúdos e passa-los aqui para você.

Espero também que você use essas informações com sabedoria, aplicando-as em sua vida e melhorando sua saúde em geral.

É muito importante cuidarmos de nossa saúde, pois ela é nosso bem mais poderoso. Responsabilidades do dia a dia, compromissos, trabalho, faculdade, etc são importantes, mas não podem se sobrepor a nossa saúde.

Se tens tempo para tudo isso, tens tempo para exercícios.

Se tens dinheiro para tudo isso, tens dinheiro para tua alimentação.

E assim por diante, basta querer.

Espero que tenha gostado do artigo e nos vemos em breve.